quinta-feira, 4 de maio de 2017

4 de maio > SARAU SUBURBANO 7 ANOS !!!


Parabéns pro time que só tem Camisa 10.
***
Hoje, 4 de Maio de 2017, o Sarau Suburbano completa 7 anos de atividades.
O Sarau Suburbano nasceu pra movimentar a Livraria Suburbano Convicto, quando está deixou o Itaim Paulista e foi pro Bixiga, a mudança foi durante o Carnaval de 2010 e em seguida (maio), tivemos a primeira edição.
Na verdade, nossa história tem o Rio Grande do Sul, na Feira do Livro de Porto Alegre, fui chamado pra fazer "o meu sarau", mas de fato eu não tinha um SARAU. A Livraria ainda no Itaim Pta (extremo leste), promovia o "Encontro com o Autor", a contratante se confundiu. Mas, eu fui, antes....
Estava incomodado de ir pro SUL fazer um evento que não existia, antes da viagem tinha uma edição do ( www.suburbanoemdebate.blogspot.com ) e o tema era: Sarau, com Sarau Elo da Corrente, Brasa e Ademar. Ao final do debate, dia 4 de maio de 2010, anunciei pra surpresa de todos (as) presentes, que o evento não acabava ali, ia acontecer a primeira edição do SARAU SUBURBANO. Assim foi, viajamos pra Porto Alegre com Alessandro Buzo, Marilda Borges , Vagnão da Brasa e Michel Yakini, pra fazer a 2a edição do SARAU SUBURBANO.
Na volta..... em 2010 mantivemos um ESPAÇO "dentro" da Casa de Cultura do Itaim Paulista e o Sarau Suburbano era duas vezes por mês, uma na Livraria Suburbano Convicto no Bixiga e outra no Espaço Suburbano Convicto no Itaim Pta. Na primeira histórica edição do SARAU no ITAIM, levei (de trem, não tinha carro, nem dinheiro), o GOG, NELSON MACA e TUBARÃO DuLIXO, acreditem, GOG de trem no horário de pico.
Em 2011, com a paralisação do espaço no Itaim, o Sarau Suburbano passou a ser duas vezes por mês no Bixiga, na 2a e 4a terça-feira de cada mês. Mas tinha gente que ia na terça errada, era complicado divulgar.
Finalmente a partir de 2012, passamos a ser "SEMANAL", era toda terça-feira, assim ficou até o final de 2016.
A partir de 2017, seguimos "SEMANAL", mas passamos a ser, toda segunda-feira.
Assim aconteceu nossa história.
Por um ano e meio tivemos edições mensais nas Universidades UNINOVE, chamamos de Sarau Suburbano é 10 ! , cada mês era numa das 4 unidades Uninove, Vergueiro, Memorial, Vila Maria ou Santo Amaro.
Participamos por várias edições da VIRADA CULTURAL realizada pela PMSP.
Durante o ano de 2016 mantivemos edições mensais em duas bibliotecas públicas da zona leste de São Paulo, a Vicente de Carvalho na Cohab II e depois firmamos na Milton Santos na Av Aricanduva.
Já passamos uma semana (2013) na Argentina, participando da 40a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.
Realizamos algumas edições do Sarau Suburbano na Quadra da Escola de Samba Vai Vai, em parceria com a Niltez dos Projetos Sociais da Vai Vai.
Em 2010 estivemos em 14 cidades em 20 dias, dentro do Circuíto Sesc de Artes, todas no interior de São Paulo.
Já fizemos turnê com outros saraus de São Paulo, realizando 4 saraus em 2 dias no Rio de Janeiro, fomos e voltamos de ônibus, os saraus foram no Complexo do Alemão, Fallet em Sta Teresa, Espaço Enraizados em Nova Iguaçu e numa outra comunidade.
Já fizemos Sarau Suburbano em diversos locais, da Casa do Saber em São Paulo, a uma edição "furada" nas Lojas Magazine Luiza.
Ninguém apaga nossa trajetória, nem diminui, somos o Sarau que mais vezes acontece durante o ano.
Desde novembro de 2015 que temos uma edição mensal (além da semanal em São Paulo), no Litoral Norte, no Bar Cartola em Boiçucanga, São Sebastião-SP. Somos o "ÚNICO" Sarau semanal na capital e mensal na praia.
Com isso temos dois aniversários, hoje 4 de MAIO que completamos 7 anos de resistência e em novembro/2017 faremos dois anos no Litoral Norte.
Sempre corremos o risco da Livraria Suburbano Convicto fechar as portas, estamos resistindo a crise, completamos 10 anos, se a Livraria acabar, o sarau acaba junto, pelo menos em São Paulo, lutamos pra isso não acontecer.
Completamos 7 anos com realizações, a DGT Filmes fez um documentário sobre o nosso sarau, o CONVICTO de Sérgio Gagliard, muita história bonita pra contar, edições super lotadas, lembro do lançamento de "Nó na Orelha" do Criolo e o CD solo do Edy Rock, teve outras, Dexter, Thaíde, Emicida, Eduardo, todas com casa cheia, entre outras. Já promovemos Festivais Literários e fizemos um doc. de uma edição.
Somos o único sarau que acontece numa livraria.
Agradecer a minha equipe, Marilda Borges e Evandro Borges, que trabalham atendendo e fotografando os saraus.
Agradecer a nossa Banda Fixa "Os Listras Negras", Toni Nogueira e Xantille Jesus, que fazem o som nos saraus, em SP e na praia.
Agradecer a Camila Lobato que apresenta comigo a edição Litoral Norte, salve ao Tubarão Dulixo que apresentou a edição semanal em São Paulo por anos comigo.
Agradecer ao Iraê Abate que abre as portas do seu bar pra fazermos o sarau no litoral.
Agradecer aos contratantes, que ajudam a manter o sonho.
A todos os POETAS, homens e mulheres que fazem do nosso sarau a sociedade dos poetas vivos.
A todos que vão só pra prestigiar, vocês fazem parte também.
7 anos não são 7 dias.
Viva a Poesia Marginal, viva o SARAU SUBURBANO.
***
Alessandro Buzo
escritor
idealizador e apresentador do Sarau Suburbano
Realização: Suburbano Convicto Produções.
www.sarausuburbano.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário