terça-feira, 4 de maio de 2021

SARAU SUBURBANO, 11 ANOS HOJE.



Dia 04 de Maio, aniversário de 11 anos do SARAU SUBURBANO, desde 4 de Maio de 2010.
O Sarau Suburbano nasceu duas vezes por mês, uma no Espaço Suburbano Convicto que mantinhamos na Casa de Cultura do Itaim Paulista e uma na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, recém chegado na Rua 13 de Maio, 70 (fechou em DEZ 2019)....
Dois por mês, um no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo e outra no Bixiga, região central da cidade.
Na 1a vez no Itaim, tivemos dois convidados especiais, o mestre GOG de Brasília, o poeta do Rap Nacional e Nelson Maca, diretamente da Bahia Preta, Salvador... começar nesse nível é pra quem pode.
Quando o ESPAÇO na Casa de Cultura fechou, por divergencias com a administração da época, passamos a ser QUINZENAL no Bixiga, passou a ser nossa única casa, a nossa livraria e o nosso sarau, que não demorou pra virar SEMANAL e assim ficou por anos, EU, Alessandro Buzo passei a dividir a apresentação do SARAU SUBURBANO com o Tubarão Dulixo, foram 5 anos juntos...
Artístas muito importantes passaram pelo Sarau Suburbano, certamente esquecerei nomes se tentar citar, vou dizer só 10 que foram lá... Leci Brandão, Emicida, Criolo, Dexter, GOG, Nelson Triunfo, Thaíde, Edi Rock, Rincon Sapiência, Roberta Estrela D´Alva.
Acho que 90% dos poetas que fazem a cena dos saraus na cidade de São Paulo, já passou por lá pelo menos uma vez.
Lá já foi tema do filme "CONVICTO" de Sérgio Gagliard.
Já teve gravação pro Programa NA MORAL da Globo, com presença de Pedro Bial.
O Cesar Tralli colou quando eu estava no SPTV.
A TVT fez um Proograma inteiro "Arte é Art", com o sarau como tema.
A SOUL ART fez um vídeo bacana, que achamos no Youtube.
Diversos lançamentos de livros a perder a conta, lançamento de CD, DVD, Marca de Roupa e outros.
1a audição de um álbum do KAMAU.
Com o tempo, passou a ser MENSAL, assim é até hoje. O Tubarão Dulixo foi correr outros trechos e eu "Buzo" voltei a apresentar solo. Há 6 Anos, em JUNHO, eu já morando em São Sebastião-SP, no Litoral Norte, surgiu um versão mensal do SARAU, lá intitulado de "SARAU SUBURBANO LITORAL NORTE", seguimos por lá também esse tempo todo, já conseguimos levar de atração especial no nosso SARAU no Bar da Praia em Boiçucanga, nomes como Paulo Lins, Dexter, Thaíde, Rincón Sapiencia, Kamau, Max B.O., Poetas do Tietê, Marco Pezão, Tubarão Dulixo e Lurdez da Luz (na 1a edição lá, ainda no bar anterior), Trindade, Marcio Costa, D´Grand Stilo, Mulheres no Hip Hop e outros.
Passamos a ser o único SARAU que acontece em duas cidades (São Paulo e São Sebastião), distante 170km um do outro.
Já acontecemos em edições especiais, em eventos nacionais e internacionais, estivemos na 40a Feira Internacional do Livro em Buenos Aires na Argentina, no SARALL na Bienal do Livro do RIO com a FLUP (eternamente Ecio Salles), em 3 edições do Dia da Consciência Negra em São Paulo pela PMSP, 3 vezes no Dia do Graffite no Bixiga (palco na rua, nosso maior público inclusive, 5 mil pessoas), em 4 edições da VIRADA CULTURAL em São Paulo, 3 edições na Quadra da Escola de Samba Vai Vai, e por ai segue, me foge outras agora, mas foram várias.
Já lançamos 7 volumes do livro "Poetas do Sarau Suburbano".
Ambos os SARAUS, da capital e da praia, pararam de acontecer presencial, a partir de março 2020, com a chegada da Pandemia do Covid 19 e hoje, um ano e quase dois meses depois, ainda não é possível voltar.
Mas seguimos promovendo edições "VIRTUAIS", o Sarau Suburbano Virtual, no Instagram @Alessandrobuzo , edições disponíveis lá. Documentamos tudo isso no nosso BLOG: www.sarausuburbano.blogspot.com
A Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, encerrou as atividades em Dezembro de 2019, a partir de 2020 (até parar), o Sarau Suburbano do Bixiga passou a acontecer na Giostri Livraria, também no Bixiga. Pós Pandemia, precisamos firmar esse continuidade (ou não), mas voltaremos.
Já no Litoral Norte, nossa CASA segue sendo o Bar da Praia em Boiçucanga, São Sebastião, não muda nada Pós Pandemia.
Agradecemos quem faz parte do time que só tem Camisa 10.
Quem leu nosso manifesto de 11 anos até aqui, um pouco da nossa história, que não acabou e comemora hoje, mesmo que cada um da sua casa, nossos 11 anos.
POESIA VIVE !!!
Alessandro Buzo
Idealizador e apresentador do Sarau Suburbano
RESPEITA NOSSA TRAJETÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário